GT do Turismo visita Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu, para discutir logística do 7° Fórum de Turismo Religioso

Visita marca o início da organização da 7ª edição do Fórum, que acontece em 2025, ainda sem data definida. Será a primeira vez que o evento acontece na estrutura da religião islâmica.
Publicação
07/06/2024 - 15:07
Editoria

Uma comitiva do Grupo de Trabalho (GT) do Turismo Religioso do Paraná visitou, nesta quarta-feira (05) a Mesquita Omar ibn AL-Khattab, em Foz do Iguaçu. O objetivo foi dar início ao alinhamento para o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontecerá em 2025.
A cidade de Foz do Iguaçu, escolhida para sediar o Fórum do ano que vem, é famosa por suas atrações turísticas e pela diversidade cultural e religiosa. Além das dependências da Mesquita, o evento também utilizará os espaços da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
O Fórum visa promover o turismo religioso do Paraná, fortalecer a economia local e valorizar o patrimônio cultural do Estado. Esta será a primeira vez que ele acontece em uma sede do islamismo. Durante a visita, além de propor ideias para a organização do Fórum, os participantes conheceram as orientações da casa para que os inscritos respeitem a religião. 
“Falar sobre o turismo religioso encanta e este é um dos produtos de turismo já bastante consolidados que temos no Estado do Paraná”, destacou o diretor-presidente do Viaje Paraná, que também acompanhou os preparativos para o Fórum, Irapuan Cortes. 
O GT do Turismo é formado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Turismo, pela Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2), Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-PR), Associação Inter Religiosa de Educação (Assintec), Fecomércio e Sebrae.
O objetivo dos fóruns anuais é a troca de experiências entre cidades que abrigam rotas e outras atrações e buscar novas ideias sobre como promover o turismo religioso. O coordenador do GT, Eliseu Rocha, discutiu bastante a logística do evento, especialmente com is inscritos. 
“Precisamos garantir que todos os participantes tenham informações de como acessar a Mesquita, onde ficar para se deslocar facilmente e garantir um evento que realmente proporcione a troca de experiências e destaque a importância das rotas religiosas para o turismo paranaense”, disse.Representante do Grupo pela Secretaria do Turismo do Paraná, a turismóloga Alessandra de Paula Xavier destacou que é importante começar os preparativos para o evento cerca de um ano antes, para movimentar toda a cadeira produtiva do turismo. 
“Assim como no ano passado, vamos envolver todas as regiões turísticas nesse evento, mostrando seus produtos, seus atrativos, tudo o que podem contribuir para alavancar as rotas de turismo religioso do Paraná”, afirmou.

MESQUITA - A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab fica em um bairro com uma das maiores concentrações de imigrantes e descendentes árabes no mundo. O templo começou a funcionar em 1983, mas a conclusão da construção se deu em 1987. Em um projeto audacioso de arquitetura islâmica, a mesquita possui o maior vão livre de cúpula em concreto armado da América Latina, com capacidade para até 580 pessoas, de base octogonal e cercada por arcos.
O seu interior é repleto de detalhes com arabescos e adornos religiosos nas paredes. Do lado externo, seus minaretes (torres) de 31 metros de altura ressoam os chamados para a oração cinco vezes ao dia.
A casa abriga uma maquete que explica como é feita a redação do Alcorão, o livro sagrado da religião islâmica. A maquete foi instalada na Mesquita de Foz do Iguaçu, após ela receber uma exposição sobre o livro. O trabalho da maquete é feito manualmente na Arábia Saudita, feita por sábios da religião. 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!

   Instagram           Facebook 

GALERIA DE IMAGENS