Governo do Paraná elabora estratégias para fomentar turismo em patrimônios culturais da Lapa

Ação envolve as Secretarias do Turismo e da Cultura do Paraná. O debate a respeito da valorização e promoção do turismo ocorre em locais que abrigam estruturas tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural.
03/04/2024 - 17:40

As Secretarias do Turismo e da Cultura do Paraná atuam em conjunto para promover e valorizar o turismo em locais e estruturas que possuem tombamento histórico e cultural na Lapa (RMC). A ação também tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), prefeitura municipal, e representantes da sociedade civil.

O tombamento histórico e cultural garante a preservação e conservação da estrutura e da história de uma área, uma construção ou paisagem. Estes podem ser tombados pelo município, Estado ou Governo Federal (através do IPHAN), de acordo com o interesse.

A proposta analisada no município da Lapa, pelo Governo do Paraná e as entidades envolvidas, procura a valorização do Setor Histórico da cidade. A área, de 23,41 ha (hectares), possui tombamento estadual homologado em 1989 (Processo nº 01/89, Inscrição nº 94, Livro do Tombo Histórico) e federal em 1998 (Processo nº 1309 -T-90. Aprovado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Segundo a turismóloga da Secretaria do Turismo, Anna Vargas, o trabalho é para que se faça o uso de espaços tombados como pontos turísticos de maneira mais efetiva, o que oferece benefícios para os turistas e também para os moradores. Ela afirma, ainda, que é preciso incluir a vivência dos moradores nesses locais, ou seja, as histórias e a cultura local.

"Hoje, a tendência de consumo do turista é um destino autêntico, onde ele tenha contato com a população do destino. Por isso, os espaços tombados precisam ser mais inclusivos e não abrigar apenas o passado da cidade. A história que é construída no cotidiano da população local também precisa estar presente e ocupar esses espaços", disse.

De acordo com ela, locais que são pouco explorados pela comunidade que vive na cidade não são tão atrativos aos turistas como aqueles que possuem história e movimentação dos moradores atuais. É possível saber mais sobre a história do tombamento histórico e cultural da Lapa AQUI.

TURISMO CULTURAL – A Escola de Música da Lapa é um grande exemplo desse segmento e um dos pontos que integram o estudo para a promoção e valorização do turismo na cidade. O local é usado atualmente por alunos e moradores, mas possui potencial para ser parte de um roteiro turístico por visitantes de outros lugares.

Vinício Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, afirma que é fundamental o trabalho conjunto entre as áreas da cultura e do turismo. “Os municípios que têm centros históricos tombados como Patrimônio Histórico e Cultural são os mais propensos a terem uma linha do turismo. Nós temos o produto e o turismo pode utilizá-los para que sejam explorados nessa área”, disse.

Célia Rocha, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte da Lapa, aponta que a participação da Secretaria Estadual do Turismo no seminário é importante para o debate, pois oferta outras percepções sobre os espaços culturais.

"Temos muitas oportunidades para desenvolver novas formas de turismo. Em âmbito municipal, estamos aproximando as áreas turísticas e culturais, para que a Lapa vire uma protagonista dessa parceria", comentou.