O Paraná alcançou o maior crescimento econômico do país no primeiro semestre de 2025, com variação de 6,1% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O resultado é acompanhado pela expansão do setor de turismo, que gerou 4.009 empregos formais entre janeiro e julho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O saldo representa aumento de 10,2% sobre o mesmo período do ano anterior.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a evolução reflete o papel estratégico das atividades turísticas na economia regional. “O turismo tem contribuído de forma significativa para a economia paranaense. A geração de empregos formais em todo o Estado demonstra a capacidade do setor em promover o desenvolvimento”, afirma Paranhos.
Em julho, a criação de postos de trabalho teve aceleração de 82,4% em comparação ao mesmo mês de 2024, indicando tendência de alta para o segundo semestre. Os dados do CAGED mostram que o crescimento foi impulsionado principalmente por segmentos de transporte, alojamento e atividades de lazer.
O setor de transporte liderou o avanço, especialmente nas atividades aquaviárias (666,7%), ferroviárias (150,0%) e aéreas (121,6%). Alojamento apresentou aumento de 71,8% e atividades desportivas e recreativas cresceram 11,4%.
A distribuição regional dos empregos demonstra o papel da interiorização. A Região Rotas do Pinhão liderou o saldo, com 2.960 vagas criadas, seguida pelas regiões das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (348) e Norte do Paraná (196).
O maior crescimento percentual foi registrado no Vale do Ivaí (1.440,0%), seguido por Vales do Iguaçu (96,8%) e Norte do Paraná (51,9%).
Entre os municípios, Curitiba liderou com 1.397 empregos, seguida de São José dos Pinhais (693) e Foz do Iguaçu (299). O saldo positivo também se destaca em cidades como Apucarana, Pinhais e Castro, evidenciando expansão do turismo para além dos principais polos urbanos.