As marcas do Paraná, representadas em produtos como geleias, erva-mate, pinhão, bebidas artesanais, queijos, doces e outros, são expostas ao púbico de cerca de nove mil pessoas que passam pelos estandes do 19º Festival das Cataratas 2024 (FIT).
O evento, um dos maiores do trade, reuniu durante três dias uma extensa programação com debates importantes para o turismo brasileiro. Os produtos paranaenses foram expostos no estande da Secretaria do Turismo do Paraná e uma parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs).
As instituições são responsáveis por organizar e trabalhar as demandas do turismo na sua região. Ao todo, 15 IGRs levaram produtos locais com degustações. Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, cada região do estado tem algo típico que merece e precisa ser divulgado.
“Acima de tudo, esse momento é importante para promover a divulgação entre as próprias IGRs, porque as instâncias têm a oportunidade de conhecer novos produtos de diferentes regiões do estado. Isso ajuda na concepção de novas ideias, na identificação de potenciais e no fortalecimento dos nossos destinos”, disse.
Em uma ação especial, houve uma apresentação aos participantes do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, organizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) na noite desta quinta-feira (06).
“Em parceria com o IAT nós tivemos a oportunidade de mostrar esses produtos regionais com suas respectivas Instâncias. O mais interessante é que tivemos a degustação de itens com a identidade geográfica, criados e consumidos ao redor dos municípios paranaenses”, descreveu a turismóloga da Secretaria do Turismo, Alessandra de Paula Xavier.
VALORIZAÇÃO – A exposição dos produtos paranaenses integra a política de valorização da Secretaria do Turismo ao trabalho da iniciativa privada que atua com o turismo, seja na hospedagem, em receptivos, vendas de pacotes turísticos ou até mesmo na gastronomia e em diversas outras frentes.
Cada produto representa a cultura, os costumes e os atrativos paranaenses. Para presidente da IGR de Cinturão Verde, localizada no Noroeste do Estado, Francieli Luzia Briga, expor e representar os municípios da sua região é uma forma de captar novos visitantes.
“Participar desse momento é uma grande vitrine para mostrar o nosso potencial turístico. Nós trouxemos produtos do município de Japurá, como o doce de leite e o quiabo em conserva, típicos da nossa gastronomia”, comentou.
Estela Mara Rosa atua no ramo de Agência de Viagens na região turística Terra dos Pinheirais, no Centro-Sul do Estado. Ela ressalta que participar no estande exclusivo ao turismo ajuda na venda e na representação local.
“O estande da Secretaria do Turismo é um bom espaço para gerar esse contato entre o trade turístico e as Instâncias de Governança. Na prática, esse contato é uma boa forma de mostrar as opções de destinos e culturas que o turismo do Paraná possui”, disse.
Rick Benedetti atua na venda do café típico da região turística Encanto dos Ipês, no Noroeste do Estado e conta que decidiu levar para o evento um pouco do trabalho especializado na região. “Trouxemos alguns cafés especiais do município de Manduaguari, que está no processo de ser mais um produto com selo de Indicação Geográfica. Nossa cidade é muito forte no segmento de turismo rural, então estar aqui e apresentar nosso potencial ao lado de outras IGRs tem sido uma experiência incrível”, alegou.
Ao todo, participaram do encontro as IGRs de Vale do Ivaí (que abriga 25 municípios do Norte do Estado); Litoral do Paraná (7 municípios); Rotas do Pinhão (Curitiba e toda a Região Metropolitana); Campos Gerais (19 municípios); Caminho das Águas (21 municípios no Noroeste); Encontro das Águas (outros 12 municípios do Noroeste); Ecoaventuras, Histórias e Sabores (24 municípios do Centro-Oeste); Riquezas do Oeste (31 municípios); Norte do Paraná (37 municípios da divisa com São Paulo); Sul do Paraná (10 municípios do Sul); Terra dos Pinheirais (11 municípios da região Centro-sul); Águas do Arenito Caiuá (outros 15 municípios da região Noroeste); Entre Matas, Morros e Rios (20 municípios do Centro do Paraná); Norte Pioneiro (29 municípios da região de Jacarezinho); e Cinturão Verde (11 municípios da região de Cianorte).
FIT CATARATAS – Na 19ª edição do Festival das Cataratas, o potencial turístico do Paraná é mostrado para representantes de companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras e turistas. Além das exposições, a programação conta com palestras, oficinas, capacitações e a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que movimenta a cadeia produtiva do turismo e proporciona networking entre as operadoras, agentes e outros empresários do ramo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!