Professores e trabalhadores da educação do município de Quitandinha (Região Metropolitana de Curitiba) participaram sexta-feira (19) de um treinamento do projeto Turismo na Escola. A ação é desenvolvida pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com as prefeituras e as Instâncias de Governança Regionais (IGRs).
Ao todo, 18 educadores receberam orientações sobre os conceitos que envolvem o setor e como usá-los em diferentes áreas do conhecimento. A ação trabalha com professores e pedagogos para que eles repassem aos alunos das escolas municipais envolvidas, o senso de pertencimento e orgulho dos atrativos turísticos da cidade.
Na prática, os docentes irão pensar em atividades extracurriculares para que os estudantes desenvolvam ações e descubram o potencial do turismo da região e a função do turismo como fonte de emprego e renda.
"Os alunos também levam esse conhecimento a seus familiares, que muitas vezes não tem noção da quantidade de atrativos turísticos que a cidade e a região oferece. O objetivo é despertar nos jovens o sentimento de pertencimento e ensiná-los como desenvolver o turismo na sua região", destaca o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
Assim como em Quitandinha, o projeto acontece também em Rio Negro (RMC). A quantidade de alunos impactados pela ação é de 80 e 430, respectivamente, em 20 escolas municipais urbanas e rurais. No ano passado, 1.370 alunos de oito escolas da Região Sudoeste do Estado participaram do projeto, o que resultou na elaboração de 30 projetos desenvolvidos pelos estudantes com a temática turismo.
CAPACITAÇÃO - Para desenvolver atividades extracurriculares, os professores e gestores municipais devem primeiro conhecer conceitos a respeito do turismo. O coordenador de Qualificação do Turismo da Secretaria, Anderson Muniz Canizella, explica que o mais interessante é que o turismo pode ser trabalhado em todas as disciplinas.
"Aqui conversamos com pessoas de várias disciplinas diferentes, como, educação física, artesanato e outras, que também ficaram interessadas em identificar formas de trabalhar com turismo dentro de sua área. Profissionais realmente interessados em fazer parte desse processo", disse.
O projeto com as aulas práticas em Quitandinha vai ter início no Espaço de Desenvolvimento e Potencialidades Humanas, local já utilizado pelas escolas municipais para trabalhar aulas de fotografia, artesanato, literatura, artes marciais e outras atividades.
É neste espaço que professores e alunos terão o primeiro encontro com o projeto Turismo na Escola, para pensarem em como desenvolver projetos que alavanquem o potencial da região. Marhyane Dominique Cardoso, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, afirma que o momento de troca de experiências foi de extrema importância aos profissionais.
"Esse foi o momento de eles pararem e perceberem que o turismo pode estar dentro de todas as áreas. Independente da matéria ou do componente curricular, é possível introduzir os conceitos do turismo aos alunos de uma maneira leve e de fácil compreensão", comentou.
DIFERENTES ÁREAS - Dentre as matérias que serão ministradas aos alunos, algumas podem parecer, de início, não oferecer muito espaço para inserir o turismo. Esse era o pensamento inicial da professora de Educação Física, Josiane Paz do Vale, que logo mudou sua percepção. Ela vai conduzir aulas envolvendo artes marciais, e após o treinamento refletiu que é sim possível trabalhar com o turismo dentro desse segmento.
"Eu comecei a refletir, durante o encontro, e pensei que nessa matéria trabalhamos muito com o autoconhecimento e autocontrole. Logo imaginei que poderia levar os alunos para realizar passeios em nossas trilhas e parques, tentando aliar essa visita e apreciação dos nossos pontos locais, com um momento de relaxamento e concentração", comenta.
O editor-mirim Lucas ArielMenon vai ministrar aulas relacionadas à literatura e também teve uma ideia, durante a capacitação, sobre como trabalhar com a temática. "Para enquadrar o turismo, eu pensei em trazer autores de Quitandinha e de todo o Paraná, porque eu acredito que as crianças estão muito acostumadas com a cultura estrangeira, então o turismo e a minha área convergem quando se trata de valorizar o que nós temos aqui", comentou.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!