Por meio de um evento interno, que reuniu técnicos de todos os setores da secretaria, os novos residentes técnicos foram apresentados à estrutura organizacional da Setu, do Viaje Paraná - órgão de promoção comercial do setor -, as suas respectivas diretorias e a um panorama do atual momento do turismo paranaense. Ao longo do dia, a programação contou com palestras, dinâmicas em equipe, momentos de acolhida e demais atividades, sempre com foco na integração dos profissionais.
O Secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, deu algumas orientações aos residentes e explicou a importância dos profissionais ao setor. "Entendemos a importância de trazer gente jovem, sangue novo, para dentro do poder público e dentro da secretaria. O turismo é uma área que tem crescido e se desenvolvido muito no Paraná, graças ao trabalho que desenvolvemos e ao olhar que o Governo do Estado tem com sobre esse setor", disse. "Esperamos que todos sejam bem recebidos pela equipe que já estava aqui. Trabalhar com essa atividade dentro do setor público é uma chance única, que vai qualificar os novos residentes para serem os futuros trabalhadores do turismo paranaense", completou.
QUALIDADE - Com amparo na Lei nº 20.086/2019, a Residência Técnica do Paraná é reconhecida como uma política pública de Estado, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da administração pública estadual. A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as universidades estaduais. Os residentes técnicos também foram incluídos em uma pós-graduação de Gestão do Turismo, ofertada pela Unicentro.
Para Aldo Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a residência técnica é importante para preparar profissionais para o setor público, inclusive na área do turismo. "A Secretaria do Turismo vem fazendo um trabalho de valorização e aprimoramento do setor estadual. O trabalho dos residentes será fundamental nesse processo, porque estamos formando pessoas da área enquanto, simultaneamente, elas ja estão trabalhando com o turismo dentro do ambiente público, desenvolvendo e alavancando o setor", disse.
OPORTUNIDADES - Para a turismóloga e nova residente técnica do Núcleo Regional de Loanda/Maringá, Lívia Calisto, a oportunidade de trabalhar no órgão é única. "Essa residência vai abrir muitas portas profissionais, estar aqui dentro, ver e agora poder trabalhar com tudo isso é extremamente gratificante. Eu gosto muito ds parte de eventos e acredito que aqui vou conseguir me desenvolver nesse segmento", disse.
Carioca de Volta Redonda, Ana Luiza de Oliveira é a nova residente técnica do Núcleo Regional de Ponta Grossa. Ela se mudou para o estado com foco exclusivo na oportunidade de se desenvolver pelo Estado. "Sou formada em administração pública, e estar aqui vai me ajudar a desempenhar a minha profissão e abrir novas portas, sobretudo na questão de políticas públicas voltadas ao turismo. Estou bem animada para entender e desempenhar esse papel dentro do Paraná" relatou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!