O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, oficializou, nesta quinta-feira (10), a implantação do Território do Turismo Norte Pioneiro. A formalização ocorreu na sede da Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi), em Jacarezinho, com a presença do secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, prefeitos, lideranças e empresários do setor. A iniciativa faz parte do programa de territorialização “18 Territórios, Um Só Destino”, lançado em maio, que visa promover o desenvolvimento local e a valorização da cultura dos destinos turísticos do Estado.
Durante a solenidade de lançamento do Território do Turismo Norte Pioneiro, foram assinados dois termos de compromisso. O primeiro, entre a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a SETU, tem como objetivo articular estudos e ações para a viabilização da construção de um aeroporto regional no Norte Pioneiro, fortalecendo a conectividade e a atração de investimentos. A proposta segue em discussão com a associação. O outro termo de compromisso, firmado entre a Atunorpi e a SETU, foca no fomento ao turismo regional por meio de investimentos em promoção, infraestrutura, qualificação e apoio a projetos estruturantes.
Conforme o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, a territorialização permite um olhar mais aprofundado dos gestores sobre os espaços ocupados pelos turistas e sua relação com a comunidade local, além de possibilitar a ampliação da mobilidade dos viajantes dentro do destino e despertar o sentimento de pertencimento dos seus moradores. “Há uma maior conexão entre o estado e essa população, análise das demandas para melhor direcionar os recursos,” explica Paranhos. “As demandas dos destinos turísticos paranaenses serão transformadas em projetos que, ao serem viabilizados, gerarão novas fontes de emprego e renda,” detalha.
Na avaliação da presidente da Atunorpi, Mara Mello, “a implantação do Território do Turismo Norte Pioneiro será um divisor de águas para a atração de turistas à região, permitindo a todos os envolvidos na cadeia turística apresentar o que temos de melhor”.
Para Mara Mello, a estratégia de territorialização turística do Paraná mostra a “visão de águia” do secretário estadual do Turismo. “Nós, da Atunorpi, compartilhamos a visão do secretário de que o turismo não se limita aos espaços físicos que temos na região, como Angra Doce e grandes resorts, mas abrange muitas relações sociais, históricas, culturais e ambientais,” afirma. Segundo ela, “todos os municípios do Norte Pioneiro estão muito entusiasmados com a ideia de trabalhar juntos e fazer as pessoas se encantarem pelo Norte Pioneiro”.
TERRITORIALIZAÇÃO - A oficialização dos Territórios Turísticos permite trabalhar a vocação local, formar mão de obra qualificada conforme a especificidade de cada comunidade e promover o turismo sustentável, respeitando a cultura, o meio ambiente e as características territoriais. É uma ferramenta inovadora que o Estado do Paraná entrega à população dos destinos turísticos paranaenses, visando impulsionar o desenvolvimento social e econômico.
A edição do Decreto n.º 10.256/2025, que institui a Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico, é uma das ferramentas que dará celeridade aos projetos de infraestrutura e de fomento dos territórios. A declaração é oficializada por meio de certificação que habilita empreendimentos em áreas públicas ou privadas, com relevância para os Territórios Turísticos, a receber verbas estaduais. O dispositivo permite ao governo estadual injetar recursos públicos em empreendimentos privados, a partir de apresentação de propostas por prefeituras ou instituições constituídas.
ATUNORPI - Fundada em 2015, a Atunorpi representa uma coalizão dinâmica e comprometida de profissionais e entidades que compartilham uma paixão singular: o desenvolvimento e promoção do turismo na região do Norte Pioneiro do Paraná. Desde sua criação, a Atunorpi tem como missão ser o órgão gestor e de apoio às atividades, projetos e iniciativas do turismo no Norte Pioneiro do Paraná, bem como orientar e estimular os associados para atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais, curte, compartilhe e comente!